Componentes de rendimento da cultura do morango submetido à omissão de nutrientes
Análise da resposta do morangueiro à ausência de nutrientes
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar os componentes de rendimento da cultura do morangueiro submetida a várias soluções nutritivas com omissão de nutrientes. O estudo foi realizado na Casa de Vegetação 3 da Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba – PR. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC), com 11 tratamentos e 3 repetições, totalizando 33 unidades experimentais. A solução nutritiva completa (T1) foi preparada conforme a sugestão de Hoagland & Arnon (1950). Nas demais soluções nutritivas (T2 a T11), foram omitidos nutrientes específicos da solução completa. Todas as soluções foram preparadas com reagentes PA e água deionizada (de osmose reversa). Durante o experimento, foram controlados os valores de pH (6,0 a 7,0) e condutividade elétrica (~2,5 dS m⁻¹) das soluções nutritivas. As mudas de morango foram transplantadas em junho de 2022, e a cultivar utilizada foi Albion. Durante o experimento, foram mensurados: (i) produtividade de frutos e flores, (ii) diâmetro, (iii) altura das plantas e (iv) número de trifólios. A produção e a qualidade dos frutos de morango são fortemente influenciadas pelo manejo nutricional adequado, especialmente em relação aos nutrientes boro, magnésio, manganês e zinco. A manutenção de um equilíbrio nutricional é essencial para garantir o crescimento saudável e a produtividade sustentável na cultura do morango.
Copyright (c) 2025 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.

*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.