Acidez ativa em diferentes formulações de substratos no cultivo de morango
Avaliação da dinâmica do pH em diferentes granulometrias e métodos de medição
Resumo
O morangueiro é cultivado, no Brasil, em várias formas: no solo, com ou sem cobertura plástica, em túneis baixos ou em estufas, ou no sistema hidropônico, com ou sem substrato com utilização de substratos na cultura do morango, de forma a viabilizar e melhorar a produção, dando também melhores condições de ergonomia para os produtores e funcionários. Os objetivos deste estudo foram avaliar três formulações de substratos (fino, grosso e grosso para morango) e quantificar as diferenças de pH (em H2O) dos substratos medido com diferentes equipamentos (BLE-9908, B-MAX e QUIMIS). Para o experimento foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial, utilizando-se de 7 repetições de cada tratamento, cada bloco possuindo 4 plantas e tendo a dimensão de 1m x 0,30 m cada. Sendo realizadas amostragens quinzenais e análises mensais das amostras em laboratório, sendo cada amostra medida com os três equipamentos. Mostrou-se mais apropriado para a cultura o substrato grosso para morango reduzindo seus valores com o decorrer do tempo e mostraram-se eficientes os medidores portáteis pois também seguiram a redução dos valores de pH. De acordo com os resultados, o substrato grosso específico para morangos, melhor se encaixa nos parâmetros ideais para a cultura do morango, que deve possuir caráter ácido. A análise gráfica indicou uma redução progressiva do pH, sugerindo que a tendência de diminuição do pH continuará com o desenvolvimento da cultura. Isso reforça a importância da escolha adequada do substrato para o cultivo eficiente e saudável dos morangos.
Copyright (c) 2025 TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.

*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.