Inteligência artificial generativa e ética no setor público: reflexões a partir da educação superior

  • Diocsianne Correia de Moura docente na Universidade Tuiuti do Paraná; Doutoranda em Gestão da Informação (PPGGI/UFPR) e Mestre em Comunicação e Linguagens (PPGCOM/UTP) https://orcid.org/0000-0003-0830-903X
  • Patrícia Bellotti Carvalho docente da Universidade Tuiuti do Paraná; Doutoranda em Gestão da Informação (PPGGI/UFPR) e Mestre em Educação( PUC/PR) https://orcid.org/0000-0002-0821-8931

Resumo

Este estudo exploratório aborda as implicações éticas associadas ao uso da Inteligência Artificial Generativa (IAGen) no setor público, tomando como estudo de caso o contexto da educação superior pública brasileira. A pesquisa foi realizada com pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), focando na identificação de vulnerabilidades éticas emergentes relacionadas à utilização da IAGen, tais como questões de privacidade, dependência tecnológica e opacidade algorítmica. Utilizando o modelo de camadas de vulnerabilidade proposto por Luna (2009; 2019), o estudo destaca a complexidade e a inter-relação entre dimensões individuais, sociais, institucionais e tecnológicas que potencializam riscos diversos na adoção da tecnologia. A análise revelou que 72,2% dos pós-graduandos fazem uso regular de ferramentas como o ChatGPT em suas atividades acadêmicas, entretanto, 44,4% apontam falta de conhecimento técnico aprofundado, sinalizando fragilidades que podem comprometer a ética e a segurança no uso dessas tecnologias. Os resultados indicam que tais vulnerabilidades não são exclusivas do meio acadêmico, estendendo-se ao setor público, onde a confiança do cidadão e a transparência institucional exigem soluções robustas. Diante disso, propõe-se a formulação e implementação de políticas públicas que promovam capacitação contínua, regulação ética e inclusão digital, de forma a fomentar o uso responsável e confiável da IAGen em serviços governamentais.

Biografia do Autor

Diocsianne Correia de Moura, docente na Universidade Tuiuti do Paraná; Doutoranda em Gestão da Informação (PPGGI/UFPR) e Mestre em Comunicação e Linguagens (PPGCOM/UTP)

Diocsianne Correia de Moura, docente na Universidade Tuiuti do Paraná; Doutoranda em Gestão da Informação (PPGGI/UFPR) e Mestre em Comunicação e Linguagens (PPGCOM/UTP), diocmoura@gmail.com, https://orcid.org/0000-0003-0830-903X

Patrícia Bellotti Carvalho, docente da Universidade Tuiuti do Paraná; Doutoranda em Gestão da Informação (PPGGI/UFPR) e Mestre em Educação( PUC/PR)

Patrícia Bellotti Carvalho, docente da Universidade Tuiuti do Paraná; Doutoranda em Gestão da Informação (PPGGI/UFPR) e Mestre em Educação( PUC/PR), bellottita@gmail.com, https://orcid.org/0000-0002-0821-8931

Publicado
2025-12-05
Como Citar
CORREIA DE MOURA, D.; BELLOTTI CARVALHO, P. Inteligência artificial generativa e ética no setor público: reflexões a partir da educação superior. TUIUTI: CIÊNCIA E CULTURA, v. 11, n. 71, p. 104-127, 5 dez. 2025.