Percepção de professores de surdos e gestor da educação sobre a surdez num município do Paraná

  • Luciana Santos Gerosino da Silva
  • Cláudia Giglio de Oliveira Gonçalves

Resumo

Objetivo: analisar a percepção de professores de surdos e gestor da educação sobre a surdez. Método: Trata-se
de um estudo qualitativo, cuja coleta de dados se deu a partir de grupo focal formado por nove professores
de surdos de centro de atendimento educacional especializado e também por entrevista aberta individual com
gestor da educação de um município do Paraná. A análise do material extraído se deu a partir da análise do
conteúdo na modalidade temática. A discussão dos dados foi organizada pela análise das falas dos sujeitos.
Resultados: Foi possível extrair duas grandes categorias temáticas: Dificuldades na Comunicação com o Surdo,
a Formação dos professores e suporte do sistema. Conclusão: Os desdobramentos de uma surdez diagnosticada
tardiamente permearam os âmbitos relacionados à saúde e educação das crianças com surdez. A comunicação
com o surdo se mostrou deficitária em decorrência da falta de uma língua. Os professores não apresentaram
formação e condições estruturais adequadas para o exercício da docência com as crianças surdas