Corpo, consumos e comensalidade na cidade

reflexões sobre os afetos na publicidade

  • Ronaldo Gonçalves de Oliveira UERJ
  • Daniela Menezes Neiva Barcellos, Sra UERJ
  • Shirley Donizete Prado UERJ

Resumo

Experienciamos múltiplas ressignificações na cidade, lugar de produção de subjetividades e afetividades que se inscrevem nos corpos dos indivíduos. Transitamos entre consumos motivados pelos mais díspares apelos e desejos, construções que nos conduzem a seguir no cenário caótico e inebriante das urbes. Nas questões sobre comensalidade, nada é tão claro como parece, face às múltiplas bricolagens tecidas, inclusive, nas mídias. Esbarramos em muitos paradoxos ao longo do caminho. Nesse estudo, tratamos da temática do afeto em uma narrativa midiática. Voltamos o nosso olhar ao consumo de uma marca de refrigerantes que mobiliza intensos debates nos espaços sociais, culturais e biomédicos, por meio de um filme-propaganda intitulado Regras da casa. Um jogo de subjetividades presente nas cenas suscita valores inerentes aos consumos da comensalidade: saberes, sociabilidades e, sobretudo, afetos.

Publicado
2018-12-27