CHAMADA DE ARTIGOS - DOSSIÊ TEMÁTICO - v. 21, n. 57 jan./abr. 2026

2025-06-09

Ementa:   

A edição da Revista: Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional tem como foco: Educação, Cidade e Comunidade: formação de professores e as práticas pedagógicas tendo em vista que a temática suscita um novo paradigma no século XXI. Principalmente, ao considerarmos a potência da interlocução entre educação, cidade e comunidade na perspectiva da cidade educadora como um território educativo. A ideia-força da Cidade Educadora se sobressai em todas as suas oportunidades formativas aos seus habitantes constituintes e com vistas ao Direito à Cidade, conforme proposto por Lefebvre (2001).  

Enfatizamos que a formação de professores adquire relevância ao consolidar ações formativas de modo crítico e intencional que oportunizem experiências e vivências da/na cidade em seus diferentes espaços e equipamentos urbanos como um lócus educativo para além de meros recursos didáticos. Cabe suscitar e mobilizar (novas) práticas pedagógicas, o que não é uma tarefa fácil, uma vez que implica a necessária ruptura com processos formativos para além das lógicas colonialistas, muitas vezes, emparedados e/ou isolados do/no mundo.  

Entendendo que esse ainda é um campo em constituição o objetivo, neste Dossiê, é reunir pesquisadoras/es que fomentem um debate crítico e reflexivo sobre os estudos urbanos/comunidade, que podem contribuir com a formação de professores/educadores e as práticas pedagógicas para além das lógicas colonialistas. Com vistas à transformação de territórios e emancipação humana, prioritariamente, mas não exclusivamente, nas cidades educadoras, com destaque para: 

  • O contexto das cidades educadoras e a interculturalidade; 
  • O espaço híbrido e/ou territórios educativos na formação de professores e no desenvolvimento profissional docente; 
  • Os saberes da comunidade na formação de professores; 
  • A infância e o urbano no que se refere ao direito a cidade e ao seu habitar. 

Normas de Submissão: Os artigos devem ter entre 15 e 23 páginas, ser submetidos eletronicamente e seguir as diretrizes de Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, disponíveis no portal:  https://interin.utp.br/index.php/a/about/submissions