Foco e Escopo
A revista Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, publicação científica eletrônica quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, tem como missão socializar a produção de estudos e pesquisas acadêmico-científicas, de caráter teórico ou empírico, inéditos e originais, na área da Educação, focalizando as políticas públicas, gestão escolar e práticas pedagógicas desenvolvidas por pesquisadores de diferentes contextos educacionais vinculados a instituições nacionais e internacionais. São publicados artigos, ensaios, relatos de experiência, entrevistas e dossiê temáticos, nos idiomas português/inglês ou português/espanhol.
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação dos manucristos submetidos ao Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional contempla o desk review e double blind review. Portanto, dependerá da observância das Normas Editoriais, dos Pareceres do Corpo Editorial e/ou dos Pareceristas ad-hoc externos.
Nesse processo, primeiramente, é examinado a adequação do trabalho à linha editorial da revista e à área temática, seguido da verificação dos metadados, autoria/titulação e normas técnicas. Ao constatar divergências do trabalho submetido em relação à política editorial da Revisa, será arquivado e os autores notificados.
Após a revisão formal preliminar, o manucristo é encaminhado para dois parecerista “ad hoc” da revista – com titulação de doutor e cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceres, o texto será encaminhado a um terceiro parecerista.
Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, sendo:
- Aceitação do artigo tal como enviado;
- Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;
- Rejeitado.
Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.
Trabalhos de conclusão de curso (graduação e especialização) sugerimos a submissão à Revista TUIUTI: Ciência & Cultura, no link: https://interin.utp.br/index.php/h/about
Para assegurar a integridade da avaliação duplo-cego (Processo de Peer Review), os manucristos submetidos à revista, requer especial atenção para não revelar a identidade de autores. Isto exige que que os autores excluam do texto qualquer referência a autoria, substituindo por “retirado para avaliação”, e removam as propriedades do documento do Microsoft Office Word (.doc ou .docx), no menu Arquivo > Propriedades.
Periodicidade
A partir de 2010, a publicação passou a ser quadrimestral e eletrônica, tendo recebido o ISSN 2175-2613 para revista online.
Política de Acesso Livre (Open Access Statement)
Este é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular-se aos textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro fim legal, sem a necessidade de obter permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI (Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste).
QUALIS/CAPES
Quadriênio 2017-2020
Afiliações
Ética na pesquisa
As pesquisas que se utilizam de coleta de dados de animais ou de pessoas precisam ter o projeto cadastrado no Comitê de Ética da instituição do(s) autor(es). A autorização ou restrição à identificação deve ser informada, em nota, no corpo do artigo. O mesmo princípio se aplica para a divulgação de imagens de pessoas e/ou de instituições.
Taxas para submissão e publicação de textos
Esta revista não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.
Arquivamento
A revista tem seu arquivamento garantido por meio do sistema LOCKSS oferecido pela Rede Cariniana, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Política de detecção de plágio
Histórico do periódico
O projeto inicial do periódico foi lançado em 2006, com publicação semestral, sendo obtido o ISNN 1980-9700 para a revista impressa. A partir de 2010, a publicação passou a ser quadrimestral e eletrônica, tendo recebido o ISSN 2175-2613 para revista online. Os artigos publicados a partir do v.12 n.30 (2017) inclusive, passam a usar o identificador DOI.
Criado com o objetivo de divulgar pesquisas e reflexões sobre as questões candentes da educação no contexto contemporâneo, o periódico institui-se como um espaço de debate, de intercâmbio e de socialização de pesquisas na área de educação.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) - Biblioteca “Sydnei Antonio Rangel Santos”
Bibliotecária responsável: Heloisa Jacques da Silva – CRB 9/1212