Foco e Escopo

A revista Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional,  publicação científica eletrônica quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP,  tem como missão socializar a produção de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico sobre as questões da educação e promover o desenvolvimento do conhecimento de acordo com as orientações dos Programas de Pós-Graduação e os debates educacionais contemporâneos. Visa contribuir na formação do pesquisador da área da Educação, enfocando as questões das políticas públicas para a educação socializando a produção de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico desenvolvidas por pesquisadores vinculados a instituições nacionais e estrangeiras. São publicados artigos, relatos de experiência, comunicações, pesquisas e ensaios artigos, relatos de experiência, comunicações, pesquisas e ensaios, nos idiomas português/inglês ou português/espanhol.

Processo de Avaliação pelos Pares

Após a revisão formal preliminar, o artigo é encaminhado para dois avaliadores (com sistema blind peer review) cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador.

Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, sendo:

  1. Aceitação do artigo tal como enviado;
  2. Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;
  3. Recusa.

Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

Periodicidade

A partir de 2010, a publicação passou a ser quadrimestral e eletrônica, tendo recebido o ISSN 2175-2613 para revista online.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

QUALIS/CAPES

Quadriênio 2013-2016.

 

 

Afiliações

 

Ética na pesquisa

As pesquisas que se utilizam de coleta de dados de animais ou de pessoas precisam ter o projeto cadastrado no Comitê de Ética da instituição do(s) autor(es). A autorização ou restrição à identificação deve ser informada, em nota, no corpo do artigo. O mesmo princípio se aplica para a divulgação de imagens de pessoas e/ou de instituições.

Taxas para submissão e publicação de textos

Esta revista não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

 

Histórico do periódico

O projeto inicial do periódico foi lançado em 2006, com publicação semestral, sendo obtido o ISNN 1980-9700 para a revista impressa. A partir de 2010, a publicação passou a ser quadrimestral e eletrônica, tendo recebido o ISSN 2175-2613 para revista online

Criado com o objetivo de divulgar pesquisas e reflexões sobre as questões candentes da educação no contexto contemporâneo, o periódico institui-se como um espaço de debate, de intercâmbio e de socialização de pesquisas na área de educação.