As Políticas Curriculares E A Produção Científica De Currículo No Brasil
Tendências E Desafios
Resumo
O debate sobre currículo tem-se intensificado no Brasil, por sua importância e pelas políticas curriculares que evidenciam multiplicidade de referências teóricas, apontando as grandes transformações das sociedades no contexto da globalização econômica, da mundialização da cultura, da redução das distâncias espaço temporais. Este trabalho decorre da pesquisa “Correntes e tendências das Políticas Curriculares no Brasil: 2000-2010” que objetivou: examinar o desenvolvimento histórico do estatuto teórico do currículo; compreender as influências que demarcaram a construção das teorias de
currículo no Brasil; identificar tendências e desafios. Foram analisadas a produção de teses do Banco da Capes. Foram mapeadas e tabuladas 402 teses localizadas nas cinco regiões Brasileiras.
Palavras-chave: políticas curriculares; currículo; formação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.