A liberdade estética de Schiller na Pedagogia Waldorf
Resumo
Este artigo analisa a influência de Schiller na concepção de liberdade da Pedagogia Waldorf. A questão da liberdade coloca o próprio eu como objeto. Steiner investiga - inspirado em Schiller - uma forma de conhecimento seguro onde a vontade, livre de determinismos, possa se expressar. A disposição
estética da mente torna-se o meio de superação de unilateralidades. Os impulsos da matéria e da forma são limitações humanas. O estado lúdico é a expressão do verdadeiro ser humano. A concepção da liberdade estética estabelece o desafio de uma conciliação entre o ser humano ideal e temporal. O determinismo da dualidade só é superado num terceiro estado, que se torna fenômeno a partir de um posicionamento efetivado pelo indivíduo. O estado estético da consciência humana transcende a sensibilidade e a razão, é uma capacidade nova e que precisa ser adquirida. A concepção de um ser
ideal em cada ser humano inspirou Steiner na fundamentação da Pedagogia Waldorf. Para os docentes Waldorf, a autoeducação torna-se o meio para se alçar níveis superiores de relação com a realidade. A autoeducação é a tradução prática dos fundamentos teóricos encontrados no pensamento
schilleriano.
Palavras-chave: Pedagogia Waldorf, educação estética, liberdade
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