Utilização De Recursos Midiáticos Na Educação:
Desafios E Possibilidades
Resumo
Na sociedade contemporânea, as mídias encontram-se presentes em todas as atividades da vida humana, imbricadas em um contexto que mescla cultura e técnica, visto que são imaginadas, concebidas e utilizadas pelos humanos que as produzem (SETTON, 2010). Nesse contexto, defende-se a ideia de que a incorporação de diferentes recursos midiáticos, com ênfase nas mídias mais recentes, as tecnologias da informação e comunicação (TIC), podem favorecer uma profunda renovação da escola (SILVA, 2008). Uma escola pensada como espaço de construção do saber, de enriquecimento moral e social, na qual os alunos sejam considerados como seres humanos em busca de si próprios, em reflexão conjunta com seus pares e com o mundo que o cerca. Nesse sentido, o presente estudo busca responder à seguinte questão: como os professores que concluíram o curso de Especialização em Mídias na Educação, no Estado de Sergipe, percebem as contribuições dessa formação para a sua prática pedagógica? Para respondê-la, optou-se por um estudo de natureza qualitativa com abordagem em estudo de caso, que utilizou como instrumentos de coletas de dados: pesquisa documental,
questionário e entrevista semiestruturada. Os dados apontam para uma tentativa ainda incipiente de incorporação dos recursos midiáticos disponíveis visando promover novas formas de ensino-aprendizagem, comprovando que o curso colaborou para uma mudança na prática dos professores, além de ratificar que os cursos de formação continuada para professores, além de necessários, devem ser ofertados com regularidade.
Palavras-chave: mídias na Educação; formação continuada; prática pedagógica.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.