Compreensões e Ideações sobre a Disci plina de Anatomia Humana para a Formação de Profi ssionais de Saúde a partir de um Estudo de Caso Educaci onal
Compreensões e Ideações sobre a Disci plina de Anatomia Humana para a Formação de Profi ssionais de Saúde a partir de um Estudo de Caso Educaci onal
Resumo
O presente estudo de caso educacional com caráter participante contextualiza
as interfaces do ensino morfológico humano, das identidades profissionais
da área da saúde e dos currículos profissionalizantes a fim de compreender
a disciplina de Anatomia Humana para a formação de graduação em
Medicina. A articulação com as teorizações do sociólogo da educação Basil
Bernstein e do sociólogo político Stephen Ball, somando-se a contribuição
do método documentário, foram recursos metodológicos utilizados analisar
pesquisa observacional, documental e o diário de campo. Embora seja
extremamente rigoroso o ensino da Anatomia Humana no que tange ao
incremento do estudo com correlações clínicas e com o aprofundamento da
prática laboratorial em peças cadavéricas, não se pode confundir a disciplina
afirmando que ela é conservadora, estanque e/ou tradicional. A utilização
da Aprendizagem Baseada em Problemas e a resolução de problemas reais
envolvendo a Anatomia Humana voltada à clínica é um processo que promove
horizontalização de disciplinas ditas verticais e/ou conservadoras.
Palavras-chave: práticas pedagógicas; anatomia; pedagogia; medicina;
Basil Bernstein.
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