Formação Do Leitor Literário Em Uma Escola Pública Carioca:
Um Estud o Etnográfico
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutoramento, de viés
etnográfico, que tem como objetivo buscar indícios das representações e
práticas de leitura de alunos do ensino médio de uma escola pública carioca. O
foco da investigação é a influência do ensino de língua e literatura na relação
dos alunos com a leitura. A abordagem de representações utilizada tomou
por base os trabalhos de Roger Chartier, na perspectiva da História Cultural,
que as identifica como esquemas construídos de classificação e julgamento,
que organizam a apreensão do mundo. Os fenômenos educacionais foram
observados com o apoio de conceitos e estratégias do campo antropológico.
Para isto, foi realizado um trabalho de campo etnográfico, com observação
participante e entrevistas com alunos e professora. A análise dos dados
mostrou que, no que diz respeito à maioria dos alunos, a professora não
consegue atingir sua meta de contribuir para o letramento literário dos
alunos. As práticas escolares de leitura não se constituem em práticas
significativas para a maior parte do grupo pesquisado.
Palavras-chave: letramento; representações; práticas.
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