Projeto Perspectivas: Convivendo e Compartilhando Experiências em uma Penitenciária do Estado de São Paulo
Projeto Perspectivas: Convivendo e Compartilhando Experiências em uma Penitenciária do Estado de São Paulo
Resumo
O presente estudo é resultado de pesquisa desenvolvida em uma penitenciária
do estado de São Paulo, junto ao Projeto Perspectivas, com o objetivo de
identificar os processos educativos decorrentes dessa prática social de
conviver e compartilhar experiências, visando compreender como as pessoas
se formam ao longo da vida e em diferentes contextos. A pesquisa, de
natureza qualitativa, utiliza como procedimentos metodológicos o convívio,
a observação e conversas informais, registradas em diários de campo.
Participaram como sujeitos cinquenta e um aprisionados, dois funcionários
e três funcionárias da Penitenciária. Os participantes, através do diálogo
com os pares e da reflexão sobre suas experiências de vida e no cárcere,
têm a oportunidade de construir possíveis caminhos e projetos de vida para
quando adquirirem a liberdade e desenvolvem habilidades que melhoram
sua auto-estima, o que contribui no cumprimento da pena e no retorno à
sociedade. Os dados coletados e analisados permitem repensar a prisão como
um espaço que pode ir além da privação de liberdade, pois embora seja um
ambiente de repressão, regido por normas e regras rígidas de controle, pode
através de algumas práticas sociais desempenhar a essência de sua função
que é promover a reintegração do indivíduo à sociedade.
Palavras-chave: Processos educativos; Práticas sociais na prisão; Direitos
Humanos. Reinserção social.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.