LIMA, Paulo Gomes. Política Científica e Tecnológi ca: países desenvolvidos, América Latina e Brasil . Dourados: UFGD. 2009. 170 p.
LIMA, Paulo Gomes. Política Científica e Tecnológi ca: pa íses desenvolvidos, América Latina e Brasil . Dourados: UFGD. 2009. 170 p.
Resumo
Prefaciada pelo Prof. Dr. José Vaidergorn, a obra tem por objetivo abordar, mediante uma análise crítica, as formas históricas de incentivo à área de Ciência e Tecnologia (C&T), enfatizando os
nexos entre C&T e políticas públicas e a efetivação da C&T enquanto política pública nos países desenvolvidos, na América Latina e no Brasil. Compreende, no contexto brasileiro, o período entre o governo Castelo Branco (1964-1967) até o governo Itamar Franco (1964- 1994). O livro é organizado em cinco capítulos. No primeiro, o autor conceitua Ciência e Tecnologia, oferecendo subsídios para se
compreender a convergência existente entre ambas: ciência, que se desarraigou da filosofia, como sistematização e desenvolvimento do conhecimento, e tecnologia, enquanto estudo dos domínios da
técnica, do modus operandi. No que tange à ciência, o autor apresenta um resgate histórico desua constituição, fruto das condições materiais da existência humana. Quanto à tecnologia, aponta a necessidade de distingui-la da técnica: sua natureza diz respeitoaos conhecimentos científicos fundamentais para a ação técnica planejada, perpassando pela invenção, inovação e difusão. Ou seja, é o embasamento epistemológico da técnica.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.