O paradoxo da educação escolar: análise crítica das expectativas contraditórias depositadas na escola
Resumo
A conferência de encerramento do seminário Pedagogia em Debate, reproduzida neste artigo, em primeiro momento, analisa a autonomia/submissão da escola. À pergunta: Que escola queremos? tem uma primeira resposta: Queremos uma escola que forme para a cidadania ou, como consta da legislação, que prepare para o exercício consciente da cidadania. Mas o que é cidadania? O que é ser cidadão? A análise do primeiro item dá resposta a esta questão. Em seguida, acrescenta-se que a escola seja justa, isto é, que seja imparcial. Um terceiro ponto traz à tona um entendimento sobre o paradoxo da (des)igualdade e da ini(e)quidade da escola que queremos. Dessa maneira, o autor explica o caráter paradoxal da escola, concluindo por abrir um caminho pelo qual será possível resolver o paradoxo da educação escolar e superar as expectativas contraditórias depositadas na escola.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.