O diretor: bases epistemológicas e éticas para a organização e autonomia da escola
Resumo
O trabalho de direção nas escolas, em todos os seus âmbitos, necessita realizar seu compromisso de validação epistemológica a cada conhecimento que nela circula, sem deixar de cumprir também o compromisso de sua validação ética, social e cultural. Somente, assim, o trabalho do diretor se constituirá numa grande contribuição profissional à educação de todos através da organização e autonomia da escola pública. Platão, em sua República, ao elaborar um modelo para a constituição de um Estado justo, propõe, conjuntamente, um modelo de Educação capaz de formar os dirigentes adequados para a efetivação do referido Estado; mostrando, dessa maneira, a inexorável conjunção entre Política e Educação. Tal educação, pela qual o diretor político-pedagógico da cidade pensada deverá zelar, busca primeiramente harmonizar os elementos constitutivos do homem, corpo e alma, assim abarcaria os elementos básicos da paideia tradicional de então, ou seja, a música – que, dentro dos parâmetros da Grécia -, inclui a literatura e a ginástica, confluindo, para a fomentação das virtudes necessárias para a concretização da sociedade almejada, como a temperança e a coragem. Para cumprir tal intento, as competências significativas requeridas para a gestão educacional, como a capacidade de tomar decisões inteligentes e éticas e de intervir em processos pedagógicos intencionais e sistematizados, só terão sentido se vinculadas a uma concepção de formação da cidadania, para as quais se dirijam na prática.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.