Presença portuguesa no sul do Brasil: O Colégio Jesuítico da Vila de Paranaguá (1708-1759)
Resumo
Análise documental da atuação da Companhia de Jesus na Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá, no período que se estende de 1708 até sua expulsão do reino português em 1759. Paranaguá se tornou no século XVIII centro de atividades sacerdotais e pedagógicas, com a fundação de uma Casa de Primeiras Letras (1708) e com o estabelecimento de um Colégio Jesuítico (1755). O objetivo é analisar essa presença jesuítica relacionada à ocupação portuguesa em uma região de muitos conflitos entre as coroas espanhola e portuguesa, uma vez que a maior parte do que hoje é o atual território do Paraná era possessão espanhola, segundo as determinações do Tratado de Tordesilhas de 1492. O colégio jesuítico estabelecido nessa vila significou também, em grande parte, a legitimação da ocupação portuguesa da região litorânea do atual estado do Paraná, região estratégica para a navegação no sul do Atlântico. Relacionar o avanço dos portugueses para além dos limites da linha imaginária desenhada por esse tratado, as chamadas entradas e bandeiras, e a ocupação efetiva da região e as mudanças nos limites e fronteiras exemplificadas com o estabelecimento.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.