Educação no Chile: olhares do Brasil

  • Humberto Silvano Herrera Contreras

Resumo

A organização de diversos textos organizados por Theresa Adrião e Juca Gil no livro Educação no Chile: olhares do Brasil (2009) discutem educação e políticas públicas no estado chileno. Constitui uma reflexão de caráter político-educativo sobre as decisões tomadas para educação tanto no governo autoritário quanto no governo democrático na história do país. Os autores, por meio de este estudo, têm como objetivo possibilitar a superação da visão ingênua e supérflua que tem da política da educação chilena, apresentando argumentos concisos tanto no que se refere às políticas quanto às próprias práticas.
Destaca-se a experiência inovadora chilena, enquanto “laboratório de políticas públicas na área de educação” (LOUZANO, 2009) e de como tem sido alvo de forte pressão social, pelo próprio povo chileno, e de interpretações acadêmicas, muitas delas com forte rigor científico e outras de características precipitadas e superficiais.

Publicado
2018-11-06
Como Citar
SILVANO HERRERA CONTRERAS, H. Educação no Chile: olhares do Brasil. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 5, n. 10, p. 4, 6 nov. 2018.