Dialogando sobre Paulo Freire na Universidade: a Construção de Caminhos Extensionistas Voltados a uma Atuação Educativa Transformadora
Resumo
Durante o ano de 2017, desenvolvemos o curso de extensão intitulado “Paulo Freire: fundamentos de uma práxis educativa transformadora na formação de educadores(as)”, na Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR, proposto para conhecimento, discussão e sistematização dos aportes teóricos e práticos construídos por Paulo Freire, os quais subsidiam sua pedagogia e a vivência do diálogo como prática intersubjetiva respeitosa de sujeitos abertos à curiosidade epistemológica, à criação e ao desvelamento crítico da realidade. Contamos com a participação de estudantes do ensino superior, professores da educação básica, profissionais da Saúde e Meio Ambiente e educadores sociais. Objetivamos realizar estudos dialogados sobre a produção intelectual de Paulo Freire e sistematizar contribuições da pedagogia freiriana para o trabalho educativo dentro e fora das instituições escolares, visando à formação de educadores para uma práxis educativa transformadora. As ações metodológicas envolveram diálogos sobre a obra freiriana, fundamentados no conceito de Aprendizagem Dialógica (FLECHA, 1997; AUBERT et al, 2009). Nesse artigo apresentamos os fundamentos que nortearam o desenvolvimento do curso, e registros feitos pelos participantes a respeito dessa experiência. Esses registros revelaram que o curso mobilizou reflexões críticas sobre as relações existentes entre as pessoas dentro das instituições e contextos aos quais pertencem, estimulouas a buscarem transformações em suas dinâmicas de trabalho e explicitou a atualidade e universalidade da obra freiriana para o desvelamento crítico do momento social e político que vivenciamos no Brasil.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.