Mídia e Educação

  • Arnon A. M. de Andrade UFRN

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a relação entre Mídia e Educação, relacionando com os desafios criados pela Sociedade. Introduz a discussão
com a necessidade de uma educação para a mídia como condição de exercício de uma democracia ativa. Na sequência, aborda a mídia e sua função de expressão de uma classe – aquela que detém o controle da produção e circulação massiva da mensagem midiática. Num tempo de produção de “verdades alternativas”, é importante refletir sobre quem produz as mensagens midiáticas, com quais intencionalidades e a favor de quem e contra quem elas atuam. Nesse contexto, a escola não se coloca contra a mídia, mas a favor do conhecimento, da comunicação e do diálogo como pensado por Paulo Freire. Finalmente, ao trazer a relação mídia-educação, aponta para a necessidade de valorização do profissional da educação, de suas competências midiáticas, postas a serviço de uma educação emancipadora, seja ela presencial ou à distância.

Biografia do Autor

Arnon A. M. de Andrade, UFRN

Graduado em Pedagogia pela Universidade da Bahia, Especialista em Produção de Televisão Educativa e Mestre em Tecnologia Educacional Pelo INPE SJC, Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Caen Fr; é Professor Emérito da UFRN.

Publicado
2019-02-28