Leitura e Educação: Determinações Educacionais e a Categoria Particularidade em o Filho Maldito de Balzac
Resumo
O objetivo deste estudo é o de analisar a particularidade da criação artística na obra O Filho Maldito de Balzac. Para tanto, é imprescindível a compreensão das determinações sociais, educacionais e as contradições presentes no comportamento dos personagens. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem crítico-dialética. A leitura e análise da obra permitiram verificar que esta retrata uma França em período de transição, da Idade Média para a sociedade Capitalista, com o surgimento da nova classe social: a burguesia e os comportamentos humanos deste período. A leitura dessa obra permitiu concluir, portanto, que a leitura literária possibilita ao leitor a percepção de diversos contextos históricos, sociais e culturais, bem como, o comportamento humano frente as realidades sociais vigentes, possibilitando a formação de leitores mais conscientes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.