Análise da Percepção Motivacional dos Discentes: Estudo Comparativo entre Períodos Letivos e o Uso da Gamificação

  • Amanda de Britto Murtinho de Britto Murtinho Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS
  • Carlos Vital Giordano Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS
  • Diego Felipe Florença Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS

Resumo

Diante da problemática do desencontro geracional que tende a provocar o desestímulo e a falta de engajamento dos estudantes atualmente, discutese a possibilidade da utilização dos jogos (games) e/ou da gamificação como instrumentos motivadores no ensino-aprendizagem, explorando, além do referencial teórico, os dados de estudo de campo que avaliou a percepção motivacional de um grupo de estudantes monitorados em dois diferentes momentos – o primeiro com e o segundo sem a utilização dos jogos, chegando-se à conclusão de que os games favorecem o desejável entrosamento do discente em sala de aula, não sendo, contudo, capazes de promover metodologias ativas e inovadoras por si só – motivo pelo qual os gestores devem estar cônscios dos objetivos que pretendem alcançar a partir de qualquer que seja o instrumental adotado.

Biografia do Autor

Amanda de Britto Murtinho de Britto Murtinho, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS.

Carlos Vital Giordano, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS.

Diego Felipe Florença, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS.

Publicado
2019-02-28