Metodologias de Ensino para a Disciplina de Ecologia: revisão bibliográfica

  • Caroline Maria Allein Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Diesse Aparecida de Oliveira Sereia Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

A Ecologia é uma disciplina presente na grade curricular de diversos cursos de graduação, entre eles o curso de Ciências Biológicas. Aspectos referentes a relação entre o ambiente e os organismos são tratados na disciplina. Empregar variadas metodologias de ensino e buscar novas possibilidades torna o ensino de Ecologia mais atrativo aos universitários, assim, um melhor aproveitamento da disciplina promoverá a formação de futuros profissionais críticos e competentes. As metodologias de ensino são os meios adotados pelo professor que permitem a compreensão do conteúdo pelos discentes.  Os objetivos deste trabalho concentraram-se em pesquisar e analisar metodologias de ensino como sugestões passíveis de serem utilizadas nas aulas de Ecologia. A pesquisa utilizou como processos metodológicos levantamento da literatura por meio de livros, artigos e estudos relacionados às metodologias de ensino caracterizando-se por uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa de dados. Como resultado, foram analisadas e descritas 17 metodologias de ensino. Conclui-se que a optar por variadas metodologias de ensino é um meio de acolher a heterogeneidade do grupo estudantil e proporcionar um processo de aprendizagem com qualidade à todos. Mais estudos sobre esse assunto se tornam necessários para que professores conheçam mais a respeito das metodologias de ensino.

Publicado
2019-11-28
Como Citar
ALLEIN, C.; SEREIA, D. Metodologias de Ensino para a Disciplina de Ecologia: revisão bibliográfica. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 14, n. 38, p. 123-140, 28 nov. 2019.