A Política Pública de Educação do Campo e o Delineamento da Escola do Campo: a Trajetória do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes

  • Alex Verdério Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Fabiana Gonçalves de Souza Claudio Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Resumo

A Educação do Campo é efetivada na articulação e luta dos povos trabalhadores do campo pela garantia de seu direito à educação. Inserida nesse contexto, a elaboração tem caráter qualitativo e trata da trajetória do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes, localizada no Assentamento Celso Furtado, município de Quedas do Iguaçu, Região Centro-Oeste do Paraná. Analisa o marco legal da Educação do Campo e seu desdobramento enquanto política pública. Destaca que a escola do campo é forjada como resultado e como elemento sustentador da luta por uma Educação do Campo. Evidencia a trajetória do Colégio Estadual do Campo Chico Mendes como expressão e afirmação da identidade da escola do campo, constituída a partir da atuação dos movimentos sociais e na mobilização e luta por políticas públicas. Compreende a escola do campo constituída na relação com sua realidade de inserção e com os sujeitos que a produzem.

Publicado
2019-11-29