Considerações e resultados acerca da aplicação da Criativa: metodologia educativa fomentada por meio dos jogos cooperativos
Resumo
O campo das metodologias concentra pesquisas sobre novas abordagens do campo educacional, apresentando métodos e avaliações sobre novas práticas docentes. Neste, os jogos cooperativos apresentam uma importante contribuição ao proporcionar métodos não-competitivos para (re)significar a prática educativa. O propósito deste estudo é avaliar se a Criativa, metodologia educacional estruturada nos jogos cooperativos, criada pelo LIJC, atende a seus objetivos e está alinhada aos conceitos deste campo de estudos. Para tanto, utilizamos questionários abertos para captar a percepção dos participantes, que foram ponderados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, que apontou o trabalho em grupo e as regras bem definidas como principais pontos fortes deste método, trabalhando a criatividade na resolução de problemas e a possibilidade dê-se aprender e utilizar habilidades e competências por parte dos participantes de forma lúdica interagindo com um ambiente controlado.Referências
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Publicado
2017-05-13
Como Citar
ANTUNES, J.; LIMA, J. DO N.; TEIXEIRA, W.; SOUZA, L. DE B.; CAVALCANTE, S. Considerações e resultados acerca da aplicação da Criativa: metodologia educativa fomentada por meio dos jogos cooperativos. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 27, p. 15-33, 13 maio 2017.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo
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