O que as professoras da Educação Básica sabem sobre Gênero?
Resumo
Objetiva-se compreender os conhecimentos apreendidos na formação docente inicial e os demais saberes dos professores da educação básica concernentes à temática de gênero. O estudo problematiza a práxis de docentes e reflete sobre paradigmas, impulsionando posturas de respeito à pluralidade. Defende o argumento de que as questões de gênero são um assunto pouco discutido na rede municipal de Fortaleza-CE, necessitando de maior atenção dos educadores e políticas de formação continuada. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com seis professores, em uma escola pública de Fortaleza-CE que utiliza a metodologia da história oral temática. Da discussão das entrevistas, constatou-se, mediante a análise de conteúdo, que os profissionais não possuíam conhecimentos aprofundados sobre gênero, não conseguindo discernir conceitos fundamentais, tampouco descrever práticas pedagógicas desenvolvidas na escola acerca dessa temática. Ao contrário, reforçavam a especificação de papéis sociais ao reproduzir características de uma cultura sexista.
Publicado
2017-05-13
Como Citar
FIALHO, L.; NASCIMENTO, L.; XEREZ, A. O que as professoras da Educação Básica sabem sobre Gênero?. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 27, p. 63-79, 13 maio 2017.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.