Um mar de (re)existência: a arte dos/nos corpos LGBTQIA+ com deficiência em uma história de vida

Resumo

Os corpos de pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queers, Intersexuais, Assexuais e outros (LGBTQIA+) com deficiência constituem-se como de um grupo que foi historicamente marginalizado e silenciados, mas que resistem e lutam junto aos movimentos sociais contra o pensamento hegemônico e a favor da ressignificação das identidades, sejam elas de raça, de gênero, de classe ou orientação sexual, dando voz e visibilidade aos sujeitos que são considerados como grupos minoritários. As pesquisas sobre as pessoas com deficiência da comunidade LGBTQIA+ é recente e há escassez de produções específicas envolvendo LGBTQIA+ com deficiência na arte. Dessa maneira, este estudo objetiva refletir sobre a trajetória de vida de uma pessoa LGBTQIA+ com deficiência, buscando, em suas memórias, identificar os elementos de silenciamento, resistência e transformação de vida através da arte. Trata-se um trabalho que utiliza a história oral na modalidade história oral de vida, fundamentando-se nos estudos feministas (decolonial e interseccional). Participou da pesquisa um homem adulto LGBTQIA+ com deficiência e ator que possui 29 anos de idade e frequentou a rede regular de ensino e escolas de teatro no estado de Rio de Janeiro. Conclui-se de sua história de vida que as artes possibilitaram autoconhecimento, descoberta da sexualidade, segurança, fortalecimento de suas identidades e enfrentamento do capacitismo estrutural e cultural. Por outro lado, verificou-se que houve silenciamento por ser um corpo gay com deficiência. Por fim, ressalta-se que a trajetória de vida de Alcides sinaliza a necessidade de problematizar o papel da Arte na inclusão de corpos LGBTQIA+ com deficiência na sociedade.

Biografia do Autor

Emerson Takumi Yamaguti, Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba

Psicólogo, Fisioterapeuta e Pedagogo, especialista em Reabilitação em Neurologia Infantil pela UNICAMP, pesquisador do NTA- Núcleo de Tecnologias Assistivas da Engenharia de Produção e do NEGDS - Núcleo de Estudos de Gêneros, Diversidades e Sexualidades, ambos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba-SP. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudo da Condição Humana da UFSCar, campus Sorocaba. Possui experiência nas áreas da Fisioterapia, com ênfase em Neurologia Infantil, hidroterapia e Equoterapia, Psicologia Clínica, educacional e hospitalar e orientação pedagógica no teatro voltado para pessoas com deficiência. Áreas de interesse: relações de gênero, sexualidade e LGBTQIA+, pcd's e artes.

Viviane Melo de Mendonça, Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba

Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Departamento de Ciências Humanas e Educação, campus Sorocaba. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pós-doutorado na Università di Roma La Sapienza, Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUCCAMP) de Campinas e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) . Desenvolve pesquisas em Gênero, Estudos Feministas e Sexualidades; atuando nos seguintes temas: memória social, heteronormatividade e heterossexualidade compulsória, educação, corpo e afeto e suas relações com a tecnologias, ciência, arte e cultura. Participa do "Núcleo de Estudos e Pesquisas Tecnologia, Cultura e Sociedade" e coordena o Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual (NEGDS), ambos da UFSCar. Está credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So/UFSCar), linha pesquisa "Educação, Comunidade e Movimentos Sociai", e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana (PPGECH-So/UFSCar), do qual atualmente é coordenadora. 

João Henrique Da Silva, Universidade Tuiuti do Paraná

Professor adjunto do PPGE da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Diversidade (GEPEED). Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Filósofo e pedagogo. Pesquisa e orienta temas relacionadas à educação especial, inclusão escolar, educação escolar indígena, formação de professores e trabalho pedagógico.

Publicado
2022-12-12
Como Citar
YAMAGUTI, E.; MENDONÇA, V.; DA SILVA, J. Um mar de (re)existência: a arte dos/nos corpos LGBTQIA+ com deficiência em uma história de vida. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 17, n. 47, p. 215-239, 12 dez. 2022.