Concepções de estágio curricular supervisionado em cursos técnicos: O caso do Instituto Federal do Tocantins - IFTO
Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada no contexto do Campus Araguaína do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Trata-se de um estudo piloto realizado com pessoas vinculadas diretamente com o Estágio Curricular Supervisionado (professores orientadores, alunos e supervisores de instituições cedentes), cuja finalidade é identificar as concepções que esse grupo tem acerca desta etapa do processo de formação profissional. Para a coleta de dados, aplicamos um questionário estruturado com perguntas abertas entre os participantes, os quais foram escolhidos aleatoriamente. As concepções abstraídas das respostas foram confrontadas com as orientações presentes nos documentos legais que tratam do Estágio Curricular Supervisionado, t no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica do IFTO e o Manual de Estágio Curricular Supervisionado do Campus Araguaína. Os resultados apontam para uma multiplicidade de concepções. Constatamos que dentre sete concepções identificados nos questionários aplicados, sendo as mais recorrentes, o estágio como prática da teoria aprendida em sala de aula e o estágio como aprendizagem e reflexão. De acordo com os documentos legais utilizados nessa pesquisa, o estágio configura-se como ato educativo necessariamente acompanhado pela instituição de ensino e que visa à preparação para o mundo do trabalho.Referências
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Publicado
2017-05-13
Como Citar
PIZZIO, A.; FONSECA, ÁLVARO. Concepções de estágio curricular supervisionado em cursos técnicos: O caso do Instituto Federal do Tocantins - IFTO. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 27, p. 80-104, 13 maio 2017.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo
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