História e Memória na Região Oeste do Paraná: Fontes e Arquivos
Resumo
Pesquisa de pós-doutoramento em andamento discute a história da educação na Região Oeste do Paraná, examinando a importância dos arquivos na preservação do patrimônio documental. Analisar o passado, prenhe dos acontecimentos humanos, talvez seja a principal função social do historiador. O objeto em tela aponta a necessidade do debate historiográfico acerca dessa temática face às dificuldades de acesso e relevância das fontes documentais. Conforme Le Goff (1994) e Saviani (2004), os arquivos e as fontes permitem encontrar e reconhecer o processo de construção coletiva sobre a História da Educação. A qualidade do conhecimento histórico depende da relação do pesquisador com as fontes e do entrelaçamento dos aspectos teóricos envolvidos. Pretendemos com este artigo calcado em estudo bibliográfico e pontuar alguns elementos históricos acerca da constituição da escolarização em Cascavel. O oficio do historiador da educação consiste em fazer suas fontes falarem sobre os homens e sobre a sociedade que as produziu. Uma relação mais sólida com as fontes é possível, quando ele não precisar gastar boa parte do tempo de pesquisa para localizá-las nos arquivos.Referências
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Publicado
2017-05-13
Como Citar
DA SILVA, J. História e Memória na Região Oeste do Paraná: Fontes e Arquivos. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 27, p. 133-148, 13 maio 2017.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo
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