Dificuldades e desafios de formadores de ética docente

  • Maria Teresa Estrela Universidade de Lisboa
  • Maria Rosa Afonso

Resumo

A legislação portuguesa explicita a dimensão ética da função docente e dá algumas orientações sobre a formação inicial e contínua dos professores neste domínio. No entanto, essa formação tem sido escassamente dispensada, podendo estar entre as possíveis causas dessa realidade a complexidade e a dificuldade de tal formação. Centrando-nos na formação contínua, inquirimos (através de um questionário escrito de resposta aberta, seguido de uma análise categorial de conteúdo) um grupo bastante heterogéneo de sete formadores acerca das suas motivações, dificuldades sentidas e eventual especificidade da formação ética de professores. Neste artigo damos especial ênfase às dificuldades sentidas por este grupo de formadores, as quais nos suscitam algumas pistas de reflexão que eventualmente poderão ajudar os formadores menos experientes na preparação de futuras ações de formação.

Biografia do Autor

Maria Teresa Estrela, Universidade de Lisboa
Maria Teresa Estrela, professora catedrática jubilada, membro da UIDEF (Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação), Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, mtestrela@ie.ul.pt
Maria Rosa Afonso
Maria Rosa Afonso, professora aposentada do 1º ciclo do ensino básico, licenciada em Filosofia e mestre em Ciências da Educação, rosa_afonso_42@hotmail.com

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Publicado
2017-05-13
Como Citar
ESTRELA, M.; AFONSO, M. Dificuldades e desafios de formadores de ética docente. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 27, p. 149-175, 13 maio 2017.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo