A dimensão social da expansão da educação
Resumo
Este artigo traz uma discussão acerca da dimensão social impressa pelo processo de expansão da educação superior pública brasileira. Nesse sentido, apresenta, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, algumas medidas empreendidas pelo Estado objetivando o crescimento das Instituições Federais de Ensino Superior, sobretudo, as que efetivamente influenciaram o acesso de segmentos sociais historicamente desfavorecidos. Este estudo aponta que a ampliação do acesso à educação superior no Brasil, impulsionada pela política expansionista dos últimos governos, assegurou a inclusão social de parcelas significativas da população economicamente desfavorecida. Logo, realça que o novo quadro demanda reflexões, correções e transformação quanto aos projetos formativos nas instituições de ensino superior.Referências
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Acesso em: 05 jul. 2012.
Publicado
2017-05-13
Como Citar
ROSA, C. DE M.; GONÇALVES, A. M. A dimensão social da expansão da educação. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 27, p. 176-192, 13 maio 2017.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo
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