A influência da cadeira de sociologia I da Universidade de São Paulo na composição do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (1956-1961)
Resumo
O presente estudo analisa aspectos da atuação de quadros intelectuais e técnicos que atuaram no Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo durante a gestão de Fernando de Azevedo (1956-1961). Foi objeto de análise o núcleo pedagógico da Divisão de Estudos e Pesquisas Sociais (DEPS), notadamente as relações e diferenças teóricas, culturais e políticas existentes no interior desse Departamento, em especial os conflitos gerados pelas diferentes concepções sociológicas entre os seus quadros e a direção do CRPE/SP. A pesquisa procurou contextualizar a inserção na instituição a partir dos vínculos e as relações externas nos ambientes sociais e acadêmicos da Universidade de São Paulo. O CRPE/SP refletiu as divergências existentes nas Cátedras de Sociologia I, liderada por Florestan Fernandes e a Cadeira de Sociologia II, que tinha como membro correspondente Fernando de Azevedo. O DEPS foi dirigido, no período de análise, por Renato Jardim Moreira, que pertencia ao núcleo oposto ao de Fernando de Azevedo, o que gerou divergências nas concepções de pesquisa e, consequentemente, disputas políticas da USP foram verificadas no âmbito do Centro em questão.Referências
BONTEMPI JÚNIOR, Bruno. 2006. Em defesa de “legítimos interesses” o
ensino secundário no discurso educacional de O Estado de S. Paulo (1946-
1957). Revista Brasileira de História da Educação. n° 12 jul./dez.
CARVALHO, João do Prado Ferraz de. 2003. A Campanha de Defesa da
Escola Pública em São Paulo (1960 – 1961). Tese de Doutorado. PUC / SP.
São Paulo.
FERREIRA, Márcia dos Santos. 2001. O Centro Regional de Pesquisas
Educacionais de São Paulo (1956 /1961). Dissertação de Mestrado. Faculdade
de Educação/ Universidade de São Paulo.
FREITAS, Marcos Cezar de. 2001. História, Antropologia e a pesquisa
educacional: itinerários intelectuais. 2 ed. São Paulo: Cortez.
GONÇALVES, Mauro Castilho. 1997. Uma incursão nas relações entre
educação e ciências sociais em São Paulo através da revista Pesquisa e
Planejamento (1955-1966). Dissertação de mestrado. São Paulo: PUC/SP.
GOUVÊA, Fernando César Ferreira. 2008. Tudo de novo no Front: O impresso
como estratégia de legitimação do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais
(1952-1964). Tese de doutorado. Rio de Janeiro: PUC/RJ.
PAOLI, Niuvenius J. 1995. As relações entre Ciências Sociais e Educação nos
anos 50/60 a partir das histórias e produções intelectuais de quatro personagens:
Josildeth Gomes Consorte, Aparecida Joly Gouveia, Juarez Brandão Lopes e
Oracy Nogueira. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação/USP.
PULICI, Carolina. 2008. Entre Sociólogos: versões conflitivas da “condição de
sociólogo” na USP dos anos 1950-1960. São Paulo: Edusp/ Fapesp.
XAVIER, Libânia Nacif. 1999. O Brasil Como Laboratório. Educação e Ciências
Sociais no Projeto dos Centros Brasileiros de Pesquisas Educacionais CBPE/
INEP/ MEC (1950 -1960). Bragança Paulista (SP). Ed. Universidade São
Francisco.
ensino secundário no discurso educacional de O Estado de S. Paulo (1946-
1957). Revista Brasileira de História da Educação. n° 12 jul./dez.
CARVALHO, João do Prado Ferraz de. 2003. A Campanha de Defesa da
Escola Pública em São Paulo (1960 – 1961). Tese de Doutorado. PUC / SP.
São Paulo.
FERREIRA, Márcia dos Santos. 2001. O Centro Regional de Pesquisas
Educacionais de São Paulo (1956 /1961). Dissertação de Mestrado. Faculdade
de Educação/ Universidade de São Paulo.
FREITAS, Marcos Cezar de. 2001. História, Antropologia e a pesquisa
educacional: itinerários intelectuais. 2 ed. São Paulo: Cortez.
GONÇALVES, Mauro Castilho. 1997. Uma incursão nas relações entre
educação e ciências sociais em São Paulo através da revista Pesquisa e
Planejamento (1955-1966). Dissertação de mestrado. São Paulo: PUC/SP.
GOUVÊA, Fernando César Ferreira. 2008. Tudo de novo no Front: O impresso
como estratégia de legitimação do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais
(1952-1964). Tese de doutorado. Rio de Janeiro: PUC/RJ.
PAOLI, Niuvenius J. 1995. As relações entre Ciências Sociais e Educação nos
anos 50/60 a partir das histórias e produções intelectuais de quatro personagens:
Josildeth Gomes Consorte, Aparecida Joly Gouveia, Juarez Brandão Lopes e
Oracy Nogueira. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação/USP.
PULICI, Carolina. 2008. Entre Sociólogos: versões conflitivas da “condição de
sociólogo” na USP dos anos 1950-1960. São Paulo: Edusp/ Fapesp.
XAVIER, Libânia Nacif. 1999. O Brasil Como Laboratório. Educação e Ciências
Sociais no Projeto dos Centros Brasileiros de Pesquisas Educacionais CBPE/
INEP/ MEC (1950 -1960). Bragança Paulista (SP). Ed. Universidade São
Francisco.
Publicado
2017-05-13
Como Citar
MUSTAPHA, S. A influência da cadeira de sociologia I da Universidade de São Paulo na composição do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (1956-1961). CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 27, p. 193-218, 13 maio 2017.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.