Políticas educacionais no Brasil: a Articulação entre as Tecnologias, o Tecnicismo e a Pedagogia de Resultados
Resumo
Os principais aspectos abordados no texto tratam das políticas educacionais no Brasil, especialmente, as políticas de formação de professores que por um lado estão fundamentadas numa visão tecnicista, a partir dos conceitos de qualidade na educação, competências e habilidades, e por outro, centradas em propostas de ensino que valorizam o uso intensivo das tecnologias na escola. O objetivo é caracterizar os discursos presentes nas políticas educacionais que favorecem o uso intensivo das TIC e o quanto estas políticas remetem ao paradigma tecnicista dos anos setenta. Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa bibliográfica. A conclusão é que as propostas oficiais de formação de professores partem da dimensão acadêmica para a dimensão pragmática, colocando a ênfase nas competências e habilidades dos professores e alunos para atingirem as metas e os resultados pré- estabelecidos. Outrossim, o uso intensivo das tecnologias na educação configura a sua hegemonia no primado da dimensão técnica.Referências
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Publicado
2017-05-13
Como Citar
DA SILVA, A. Políticas educacionais no Brasil: a Articulação entre as Tecnologias, o Tecnicismo e a Pedagogia de Resultados. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 27, p. 219-238, 13 maio 2017.
Seção
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