O acesso à Educação Superior por meio do PROUNI: a perspectiva de egressos do Curso de Direito
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo compreender as experiências vividas por ex-bolsistas do Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo fenomenológica hermenêutica. A coleta de dados deu-se por meio de entrevista em profundidade com egressos do curso de Direito de uma Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul. Para análise de dados, utilizou-se a abordagem seletiva, em conjunto com elementos das abordagens holística e detalhada. Os resultados indicam que o PROUNI amplia o acesso à educação superior no Brasil. Contudo, percebe-se a falta de políticas claras para permanência dos beneficiários no ensino superior, bem como em relação à qualidade da educação ofertada. Ademais, a fiscalização a esse Programa é falha, conjugada com critérios de seleção pautados na meritocracia, provoca a desvirtuação do Programa e faz com que o mesmo seja limitado no seu propósito de oferecer oportunidade a quem, de fato, se propõe
Publicado
2017-05-13
Como Citar
DA CUNHA, M.; LESTON, S.; ALMEIDA, V. O acesso à Educação Superior por meio do PROUNI: a perspectiva de egressos do Curso de Direito. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 11, n. 27, p. 239-255, 13 maio 2017.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo
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