Formação de Diretores de Escola e os Desafios da Prática Profissional

Resumo

A presente pesquisa buscou identificar os desafios encontrados pelos diretores e analisar as possibilidades de formação continuada que contribuem para a efetividade da prática profissional do diretor de escola. A abordagem qualitativa, complementada com a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, por meio de Grupo de Discussão com cinco diretoras da rede municipal de ensino de Santo André/SP, delineou o desenvolvimento do trabalho. Os resultados mostram que as necessidades formativas devem ser consideradas pelas redes de ensino, viabilizando programas de formação continuada aos seus gestores. Nesse sentido, considera-se que as pautas formativas precisam ser flexíveis e adaptadas às questões emergentes e do cotidiano escolar.  Ademais, entende-se que os momentos de escuta e a troca de experiência entre os pares contribuem efetivamente para o fortalecimento do trabalho dos diretores.

Biografia do Autor

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. 

Paula Mansano Preto, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Diretora de Escola da Rede Municipal de Santo André (SP). 

Publicado
2022-12-12
Como Citar
MIRANDA, N.; PRETO, P. Formação de Diretores de Escola e os Desafios da Prática Profissional. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 17, n. 47, p. 114-138, 12 dez. 2022.