Digital literacy and care for the environment: a current need

Resumo

A alfabetização digital era necessária para poder realizar a formação de estudantes universitários na modalidade virtual ou híbrida durante a pandemia, essa geração atual participando de uma comunidade global possui muitas ferramentas para o uso das tecnologias de informação e comunicação, porém, não se observa na gestão de carreiras de saúde na perspectiva do cuidado humano e do meio ambiente. Este estudo tem como objetivo refletir sobre o letramento digital da ciência do cuidado humano e do meio ambiente, a partir da teoria do cuidado unitário de Jean Watson e da teoria do Ecocosmoceno de Vilmar Alves Pereira. Utiliza-se uma abordagem transformadora e unitária do cuidado, as análises resultantes indicam que essa leitura permite discutir a necessidade de alfabetização nessas questões e abre novas perspectivas de cuidado para além dos modelos tradicionais da disciplina de enfermagem.

Biografia do Autor

Erika Caballero, Universidad del Alba

Enfermeira – Parteira, Mestre em Design Instrucional. Candidato a Doutor em Educação. Universidade Internacional Iberoamericana – UNINI, México. Coordenador Nacional do Escritório de Educação Médica, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidad del Alba, Chile. Caritas Coach.

Luisa Moreno Sepulveda

Enfermeira, Mestre em Educação com menção em Tecnologia Educacional e Gestão Educacional. Candidato a Doutor em Educação. Universidade Internacional Iberoamericana – UNINI, México. Secretária Acadêmica de Odontologia, Universidade Autônoma do Chile

Vilmar Alves Pereira

Doctor of Education. International Ibero-American University - UNINI Mexico and Puerto Rico and State University of the West of Paraná - UNIOESTE. Productivity Scholarship from the National Council for Scientific and Technological Development - CNPq, in Education PQ2.

Publicado
2022-12-12