Inventividade e inovação curricular e metodológica na formação de professores do ensino superior para a docência onlife

  • Eliane Schlemmer
  • Doroteia Frank Kersch

Resumo

Como formar o professor para desenvolver a docência no ensino superior e na pós-graduação, considerando as transformações digitais, os desafios e as potencialidades de uma realidade hiperconectada numa era de hiperinteligência? A partir desta problemática e, com o objetivo de compreender como formar o professor para a Docência OnLIFE, o percurso da pesquisa-desenvolvimento-formação, vai se constituindo fundamentado no método cartográfico de pesquisa-intervenção. Nesse contexto, o artigo apresenta a construção de um programa de formação docente que tem início como extensão e se aprofunda e amplia como especialização, num processo de inventividade e inovação curricular e metodológica. Problematiza as competências necessárias à docência na contemporaneidade, propondo a Rede de Competências para a Docência OnLIFE, as quais são organizadas por dimensões da formação docente, apresentadas como os 5D’s da Formação Docente OnLIFE. As competências organizadas nas dimensões, são articuladas a partir da concepção de um currículo em rede. Como resultados apresenta metodologias e práticas inventivas e conclui com a proposição de uma docência OnLIFE.

 

Palavras-chave

cultura híbrida e multimodal, metodologias inventivas, formação de professores, educação onlife

Publicado
2023-03-27
Como Citar
SCHLEMMER, E.; FRANK KERSCH, D. Inventividade e inovação curricular e metodológica na formação de professores do ensino superior para a docência onlife. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 18, n. 48, p. 10-35, 27 mar. 2023.