Uso da realidade virtual e realidade aumentada como recurso didático no ensino médico

Resumo

O conceito de educação médica tem se desenvolvido nas últimas décadas. O estudo objetivou conhecer a situação atual do ensino de medicina sobre o uso de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) nos cursos de medicina de Curitiba/PR, utilizando como base de análise a disciplina de anatomia. Trata-se um estudo descritivo exploratório, com abordagem quantitativa, envolvendo professores de anatomia de escolas médicas. Realizou-se em três etapas: diagnóstico situacional, intervenção com RV/RA e percepção dos professores pós-intervenção. A maioria dos professores usa peças anatômicas e técnicas de dissecação (78,6%) e 46% desconhecem a RA e RV. Como pontos negativos foram citados o custo das tecnologias (53,6%), insegurança (50%) e o desconforto dos professores (43%). Como pontos positivos foram referidos o interesse dos estudantes e a facilidade de administração do conteúdo. A aceitação dessas tecnologias foi maior nas instituições privadas e para professores com menor tempo de formação e de docência. A maioria dos professores considera possível o uso da RA/RV. Novas pesquisas nesta área são necessárias, para facilitar a divulgação e implantação de RA e RV nas instituições de ensino de medicina do país.

Biografia do Autor

Vivianne Reis de Castilho Stival, Universidade Positivo

Universidade Positivo, (UP) Curitiba PR. Mestre em Ensino nas Ciências da Sáude pelas Faculdades pequeno Príncipe (2022). E-mail: viviannestival@gmail.com

 

 

Cristina Terumy Okamoto, Universidade Positivo

Universidade Positivo (UP) Curitiba-PR. Doutora em Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). E-mail: cristoka0810@gmail.com

Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Faculdades Pequeno Príncipe

Faculdades Pequeno Príncipe (FPP) Curitiba PR.

Dourora em Ciências (USP)

E-mai: ceciliagarbelini@hotmail.com 

Publicado
2024-12-17
Como Citar
STIVAL, V.; OKAMOTO, C.; GARBELINI, M. C. Uso da realidade virtual e realidade aumentada como recurso didático no ensino médico. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 53, p. 108-125, 17 dez. 2024.