Uso da realidade virtual e realidade aumentada como recurso didático no ensino médico
Resumo
O conceito de educação médica tem se desenvolvido nas últimas décadas. O estudo objetivou conhecer a situação atual do ensino de medicina sobre o uso de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) nos cursos de medicina de Curitiba/PR, utilizando como base de análise a disciplina de anatomia. Trata-se um estudo descritivo exploratório, com abordagem quantitativa, envolvendo professores de anatomia de escolas médicas. Realizou-se em três etapas: diagnóstico situacional, intervenção com RV/RA e percepção dos professores pós-intervenção. A maioria dos professores usa peças anatômicas e técnicas de dissecação (78,6%) e 46% desconhecem a RA e RV. Como pontos negativos foram citados o custo das tecnologias (53,6%), insegurança (50%) e o desconforto dos professores (43%). Como pontos positivos foram referidos o interesse dos estudantes e a facilidade de administração do conteúdo. A aceitação dessas tecnologias foi maior nas instituições privadas e para professores com menor tempo de formação e de docência. A maioria dos professores considera possível o uso da RA/RV. Novas pesquisas nesta área são necessárias, para facilitar a divulgação e implantação de RA e RV nas instituições de ensino de medicina do país.
Copyright (c) 2024 Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.