Escola, Juventude(s) e Currículo do Ensino Médio

Por uma Reaproximação entre Finalidades e Sentidos

Resumo

Tensões e contradições quanto à função e ao sentido do Ensino Médio, no contexto brasileiro, são recorrentes. Boa parte delas são provocadas pelas aproximações e distanciamentos entre a escola, o currículo e a(s) juventudes(s). Esse cenário é fortemente influenciado pelo acesso à escola de novos sujeitos, cuja pluralidade de perfis e aspirações desafiam currículos, práticas e oferecimento de uma formação humana integral (DAAYRELL, CARRANO, MAIA, 2014). Considerando dados de pesquisa qualitativa (LUDCK; ANDRÉ, 1986) e inspirado no paradigma indiciário (GINZBURG 1992), este artigo reflete sobre a função e os sentidos do Ensino Médio com base nas percepções de estudantes da Baixada Fluminense/RJ. Esses sujeitos, apesar da descrença em relação à escola, reeditam a ideia de preparação para o futuro, enxergando-a como lugar de acesso ao conhecimento por meio do ensino e como espaço de formação para o trabalho

Biografia do Autor

Amelia Escotto do Amaral Ribeiro, UERJ

-  Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

- Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF).  

Maria Dalvaneide de Oliveira Araújo, Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS

- Doutora em Educação: Conhecimento e Inclusão Social - Doutora do Programa Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

- Formadora educacional para docentes e gestores de Redes de Ensino Publica e Privada.

- Coordenadora do Programa de Residência Docente no Ensino das Ciências/UFPE. 

Publicado
2024-12-17
Como Citar
RIBEIRO, A.; ARAÚJO, M. D. Escola, Juventude(s) e Currículo do Ensino Médio. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 53, p. 43-63, 17 dez. 2024.