Transformando desafios cotidianos em oportunidades de aprendizagem: projetos de robótica na educação profissional com suporte do ChatGPT

Proyectos de robótica en educación profesional con el apoyo de ChatGPT

Resumo

Este relato descreve o desenvolvimento de projetos de robótica com suporte de uma Inteligência Artificial (IA) a partir de situações-problema da comunidade escolar, realizado com estudantes da segunda série de um Curso Técnico em Informática Integrado da cidade de Vitória da Conquista, na Bahia. A atividade foi desenvolvida em três etapas: apresentação do problema, criação do circuito, construção e apresentação da maquete no pátio da escola. O ChatGPT foi utilizado nas três fases para correção do objetivo e apoiar na solução de problemas que surgiram na montagem dos circuitos e na elaboração dos códigos. A produção dos dados foi feita através dos registros da professora, de formulários eletrônicos, dos recortes de diálogos com a IA e das maquetes criadas. Os resultados demonstraram habilidades como autonomia, uso consciente e crítico das tecnologias, aplicações reais da linguagem de programação, conhecimentos na montagem de circuitos com elaboração dos códigos do Arduino e utilização da IA como um assistente no desenvolvimento dos trabalhos. Os estudantes também consideraram ter atingido os objetivos e se sentiram satisfeitos com os resultados.

Biografia do Autor

Tatiana Vieira dos Santos Paiva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Vitória da Conquista, BA, Brasil. Mestre em Matemática pelo PROFMAT - UESB. email: tatiana.vieirapaiva@gmail.com

 

 

Claudinei de Camargo Sant'Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA, Brasil. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). email: claudineicsantana@uesb.edu.br

Publicado
2024-12-17
Como Citar
PAIVA, T. V. DOS S.; SANT’ANA, C. Transformando desafios cotidianos em oportunidades de aprendizagem: projetos de robótica na educação profissional com suporte do ChatGPT. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 53, p. 126-140, 17 dez. 2024.