A pedagogia da alternância e o Mestrado Profissional em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

  • Débora Alves Feitosa
  • Joel Duarte Benísio
Palavras-chave: x

Resumo

O presente artigo trata sobre a Pedagogia da Alternância e sua interface com a Educação do Campo. Recupera o histórico da Pedagogia da Alternância no Brasil e sua regulamentação legal. Faz um breve levantamento sobre a produção acadêmico-científica na pós-graduação acerca da Pedagogia da Alternância e apresenta a produção realizada no Mestrado Profissional em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia sobre esse tema ao longo de sua existência. Caracteriza a alternância no âmbito do PPGEDUCAMPO, problematizando seus potenciais, limites e desafios.

 

Palavras-chave: Pedagogia da Alternância; Educação do Campo; Formação de Professores; Mestrado em Educação do Campo.

Biografia do Autor

Débora Alves Feitosa

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. e-mail:deborafeitosa@ufrb.edu.br ; https://orcid.org/0000-0003-4884-8396

Joel Duarte Benísio

Assessor pedagógico do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo, membro da coordenação colegiada da Equipe Pedagógica Nacional da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. Mestre em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). E-mail: jdbenisio@yahoo.com.br; https://orcid.org/009-0000-3921-6042

 

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Publicado
2024-08-29
Como Citar
FEITOSA, D.; BENÍSIO, J. D. A pedagogia da alternância e o Mestrado Profissional em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 52, p. 82-101, 29 ago. 2024.