Conhecimentos tradicionais e a interação entre indivíduos e natureza na região amazônica segundo a visão de Edgar Morin

Resumo

Este estudo busca compreender a divisão das áreas de estudo e dos conhecimentos tradicionais, explorando a relação entre o ser humano e a natureza na região Amazônica. Utilizando o método dialético-hermenêutico em pesquisa qualitativa, investiga-se como a visão moderna contribui para a fragmentação das áreas de estudo e dos laços humanos. O modelo colonial contrasta com a abordagem holística dos conhecimentos locais em relação à natureza, oferecendo uma visão complementar da realidade. A interação entre o ser humano e o meio ambiente reflete uma mudança na concepção sobre a natureza, enfatizando aspectos utilitários e resultando em uma crescente fragmentação dessa relação. Essa fragmentação é crucial para Edgar Morin, que propõe a complexidade como uma abordagem mais inclusiva, integrando a esfera antropológica com outras disciplinas. As estratégias para o desenvolvimento da região amazônica devem combinar conhecimento científico com saberes locais, transcendendo a visão tecnocrática e preservando as especificidades cultural e a biodiversidade.

Biografia do Autor

Ronaldo dos Santos Leonel, UFPR

Doutorando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA (PPGECM - UFPR).Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA - UEPA). Graduado em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2010). Graduado em Educação do Campo com Habilitação Especifica em Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ CAMPUS ALTAMIRA (2015).Professor Efetivo da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino em Altamira -Pará.

 

Everton Bedin, UFPR

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), onde atuou como Vice-Coordenador (01/2022 - 08/2023) e Coordenador (09/2023 - 01/2026), e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, TDIC, interdisciplinaridade e metodologias de ensino.

Lucicléia Pereira da Silva, UEPA

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará (2003), é mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPA (2005) e Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2016). Professora Adjunto I da Universidade do Estado do Pará e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA). Possui experiência e desenvolve pesquisa em Ensino de Química e Ensino de Ciências

Publicado
2024-12-17
Como Citar
LEONEL, R. DOS S.; BEDIN, E.; DA SILVA, L. Conhecimentos tradicionais e a interação entre indivíduos e natureza na região amazônica segundo a visão de Edgar Morin. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 53, p. 141-160, 17 dez. 2024.