Conhecimentos tradicionais e a interação entre indivíduos e natureza na região amazônica segundo a visão de Edgar Morin
Resumo
Este estudo busca compreender a divisão das áreas de estudo e dos conhecimentos tradicionais, explorando a relação entre o ser humano e a natureza na região Amazônica. Utilizando o método dialético-hermenêutico em pesquisa qualitativa, investiga-se como a visão moderna contribui para a fragmentação das áreas de estudo e dos laços humanos. O modelo colonial contrasta com a abordagem holística dos conhecimentos locais em relação à natureza, oferecendo uma visão complementar da realidade. A interação entre o ser humano e o meio ambiente reflete uma mudança na concepção sobre a natureza, enfatizando aspectos utilitários e resultando em uma crescente fragmentação dessa relação. Essa fragmentação é crucial para Edgar Morin, que propõe a complexidade como uma abordagem mais inclusiva, integrando a esfera antropológica com outras disciplinas. As estratégias para o desenvolvimento da região amazônica devem combinar conhecimento científico com saberes locais, transcendendo a visão tecnocrática e preservando as especificidades cultural e a biodiversidade.
Copyright (c) 2024 Ronaldo dos Santos Leonel, Everton Bedin Bedin Bedin, Lucicléia Pereira da Silva Pereira Silva
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