Paradigmas educacionais na prática pedagógica: uma visão da complexidade e inovações alinhadas à BNCC

Resumo

Este estudo analisa as contribuições do paradigma da complexidade para a prática pedagógica, com ênfase na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A investigação parte da crítica ao modelo tradicional fragmentado, insuficiente para responder às demandas do século XXI, conforme argumentado por Edgar Morin. A partir de uma análise documental e revisão de literatura, discute-se como a transdisciplinaridade, defendida por autores como Nicolescu e Morin, pode proporcionar uma educação mais integrada e alinhada com a realidade complexa. O trabalho examina os desafios e oportunidades da implementação das diretrizes da BNCC, propondo práticas pedagógicas inovadoras que promovam a interdisciplinaridade e a formação integral. São apresentadas estratégias como a aprendizagem baseada em projetos e o trabalho colaborativo entre disciplinas, visando capacitar docentes para uma abordagem educativa que valorize a interdependência dos saberes e desenvolva competências críticas nos estudantes. Conclui-se que a adoção do paradigma da complexidade é essencial para uma educação que prepara cidadãos para lidar com as incertezas e a interconexão da realidade contemporânea

Biografia do Autor

Marcos Eduardo Chella, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Daniele Saheb Pedroso¹

Ewerton Luiz Silva²

Marcos Eduardo Manente Chella³

1 Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: daniele.saheb@pucpr.br / ORCID: https://orcid.org/0000-0001-3166-2262

2 Professor no Instituto Federal Catarinense (IFC), São Francisco do Sul, Santa Catarina, Brasil. Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). E-mail: ewerton.silva@ifc.edu.br / ORCID: https://orcid.org/0009-0003-3441-9600

3 Mestrando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: marcoschella.ef@gmail.com / ORCID: https://orcid.org/0009-0007-1060-3146

 

Daniele Saheb Pedroso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná, Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: daniele.saheb@pucpr.br / ORCID: https://orcid.org/0000-0001-3166-2262

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora titular na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, Paraná, Brasil. Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). E-mail de contato: marildaab@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3446-2321

Publicado
2024-12-17
Como Citar
CHELLA, M.; PEDROSO, D.; BEHRENS, M. Paradigmas educacionais na prática pedagógica: uma visão da complexidade e inovações alinhadas à BNCC. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 53, p. 64-78, 17 dez. 2024.