História Local nas séries iniciais do município de Irati – Paraná
Resumo
A História Local tem sua importância em valorizar memórias coletivas e resgatar histórias que são esquecidas em detrimento de uma história oficial. Por muito tempo, as histórias aprendidas e perpetuadas eram somente dos dirigentes municipais, dos heróis; ou seja, os sujeitos comuns permaneceram silenciados. Com isso em mente, justifica-se o presente trabalho, fruto de um projeto de doutoramento em Educação, que está em sua fase inicial. Partindo de conceitos e problemáticas que dizem respeito à História Local, pretende-se compreender quais são as perspectivas de história local presentes nos anos iniciais do ensino fundamental do município de Irati, Paraná. Neste trabalho, apresentaremos os pressupostos teóricos, visto que a pesquisa empírica ainda não foi iniciada. Para tanto, os autores que servirão de aporte teórico em História Local são: Pierre Goubert (1988), Raphael Samuel (1990) e José D’ Assunção Barros (2005, 2010, 2022). Para tratar sobre o Ensino de História nos anos iniciais, apoiaremos em: Guimarães (2012), Bittencourt (2018), Luporini e Urban (2015), Cooper (2006, 2012) e Schmidt e Cainelli (2004). Acreditamos que essa proposta de estudo se torna importante na medida em que será útil para futuras pesquisas que busquem compreender onde a História Local se situa no ensino de história no município de Irati e como os docentes ensinam e compreendem essa proposta de ensino.
Copyright (c) 2024 Geyso Dongley Germinari, Franciele Czelusniak Costa Chepluki
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