História Local nas séries iniciais do município de Irati – Paraná

  • Geyso Dongley Germinari Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Franciele Czelusniak Costa Chepluki

Resumo

A História Local tem sua importância em valorizar memórias coletivas e resgatar histórias que são esquecidas em detrimento de uma história oficial. Por muito tempo, as histórias aprendidas e perpetuadas eram somente dos dirigentes municipais, dos heróis; ou seja, os sujeitos comuns permaneceram silenciados. Com isso em mente, justifica-se o presente trabalho, fruto de um projeto de doutoramento em Educação, que está em sua fase inicial. Partindo de conceitos e problemáticas que dizem respeito à História Local, pretende-se compreender quais são as perspectivas de história local presentes nos anos iniciais do ensino fundamental do município de Irati, Paraná. Neste trabalho, apresentaremos os pressupostos teóricos, visto que a pesquisa empírica ainda não foi iniciada. Para tanto, os autores que servirão de aporte teórico em História Local são: Pierre Goubert (1988), Raphael Samuel (1990) e José D’ Assunção Barros (2005, 2010, 2022). Para tratar sobre o Ensino de História nos anos iniciais, apoiaremos em: Guimarães (2012), Bittencourt (2018), Luporini e Urban (2015), Cooper (2006, 2012) e Schmidt e Cainelli (2004). Acreditamos que essa proposta de estudo se torna importante na medida em que será útil para futuras pesquisas que busquem compreender onde a História Local se situa no ensino de história no município de Irati e como os docentes ensinam e compreendem essa proposta de ensino.

Biografia do Autor

Geyso Dongley Germinari, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Associado e pesquisador do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus Irati, na mesma instituição coordena o Laboratório de Ensino de História (LEHIS), também é pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica (LAPEDUH), articulado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Franciele Czelusniak Costa Chepluki

 

Franciele Czelusniak Costa Chepluki

Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unicentro).

Orcid- 0000-0002-5350-4291

E- mail- franciellichepluki@gmail.com

Lattes- http://lattes.cnpq.br/3411158801771346

Publicado
2024-12-17
Como Citar
GERMINARI, G.; CHEPLUKI, F. História Local nas séries iniciais do município de Irati – Paraná. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 53, p. 79-91, 17 dez. 2024.