Um Estudo De Caso Analisando A Infraestrutura Das Escolas De Ensino Fundamental
Resumo
O sistema de avaliação educacional brasileiro tem procurado compreender os fatores que impactam o desempenho dos alunos em testes padronizados e com tal entendimento lançar políticas para melhorar da educação brasileira. Um desses fatores é infraestrutura das escolas que no cenário brasileiro influencia a aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa explorou a infraestrutura das escolas da cidade com maior IDHM do Brasil. Um estudo de caso foi realizado, coletando informações de escolas de Ensino Fundamental a fim de revelar uma realidade que escapa aos estudos quantitativos. Os resultados mostraram que, apesar de algumas diferenças com escolas possuindo laboratórios de ciências e outras sem este espaço, a infraestrutura é adequada tanto para o funcionamento como para auxiliar a aprendizagem do aluno. Todas as salas de aula possuíam computador, lousa eletrônica e Datashow, e 70% salas de atendimento especial com profissionais especializados que auxiliavam os estudantes com necessidades especiais. A compreensão de tal realidade pode favorecer a reflexão sobre possíveis alternativas para a organização ou reformas do sistema educacional ou das escolas.Referências
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Publicado
2017-05-26
Como Citar
GARCIA, P. Um Estudo De Caso Analisando A Infraestrutura Das Escolas De Ensino Fundamental. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 9, n. 23, p. 137-159, 26 maio 2017.
Seção
Artigos
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