Século 21 e a formação de professores no Brasil

  • Bernardete Angelina Gatti

Resumo

Este texto aponta que a formação de professores está intrinsecamente relacionada com a expansão da educação básica. De início, é preciso considerar que a educação básica no Brasil, e também a superior, tiveram sua expansão tardia em comparação com outras nações da América do Sul, e, muito mais em relação à América do Norte. Com esse traço histórico chegamos ao ano de 1950 com cerca de 50% de nossa população sem saber ler ou escrever e com um cenário no ensino superior composto por poucas instituições e oferta de cursos. Verifica-se que a atenção e o estímulo de governos sucessivos em relação à formação de professores nem sempre foi a necessária, embora não tenham faltado em vários momentos de nossa história manifestações e movimentos que lutavam pela melhor qualificação e valorização da docência na educação básica e a formação dos professores. Os temas aqui apresentados são objeto de reflexão neste artigo.
Palavras-chave: Formação de Professores; Políticas Educacionais; Educação Básica e Superior.

Biografia do Autor

Bernardete Angelina Gatti

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas

Doutorado em Psicologia Université Paris Diderot- Paris 7.

https://orcid.org/0000-0002-9297-776X

http://lattes.cnpq.br/9474403645007597

E-mail: gatti@fcc.org.br

 

Publicado
2024-12-17
Como Citar
GATTI, B. Século 21 e a formação de professores no Brasil. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 19, n. 53, p. 8-18, 17 dez. 2024.