O status da imagem visual na análise arqueológica do discurso
Resumo
Vivemos em um mundo da imagem visual. Nesse sentido, ao ser erigida como objeto de nossa curiosidade, a imagem visual passou a ser analisada por meio de diferentes abordagens metodológicas em campos distintos do saber. As pesquisas foucaultianas de cunho analítico-arqueológicas possuem a linguagem como terreno de escavação. No entanto, seu interesse específico se encontra em investigar e conhecer como se organiza e funciona uma camada singular desse lugar, que é, precisamente, o território arqueológico do discurso como acontecimento enunciativo. O presente texto tem como foco investigativo refletir sobre a possibilidade de uso da imagem visual como objeto de estudo no domínio da educação, no geral, e dos Estudos Culturais da Educação, em especial, usando como alternativa teórico-metodológica a Análise Arqueológica do Discurso. Traz para a cena do debate metodológico questões fundamentais de interesse para os pesquisadores da área de educação que trabalham com a pesquisa qualitativa, sobretudo no campo dos Estudos Culturais. A Análise Arqueológica do Discurso não só proporciona uma opção metodológica para o objeto imagem visual como também uma Teoria do Discurso.
Copyright (c) 2025 Alberto José Ferreira de Lima, Edna Gusmão de Góes Brennand

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons* que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.

*Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.