O neoliberalismo na educação: tendências na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Resumo
Este artigo insere-se no campo das políticas públicas educacionais e objetivou o estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual advém de uma trajetória histórica de vários outros documentos norteadores curriculares brasileiros. O objetivo geral deste estudo consistiu em identificar e analisar possíveis similaridades da BNCC com elementos do ideário neoliberal para a educação. A partir da caracterização do ideário neoliberal e da identificação de suas interferências nas políticas educacionais da educação básica brasileira, foram analisados alguns tópicos da BNCC, os quais remetem às competências e compromissos da Base com a educação básica, a fim de identificar tendências com o ideário neoliberal. Esta investigação de abordagem qualitativa se caracteriza como pesquisa documental e bibliográfica, cujos documentos e textos selecionados foram organizados em eixos temáticos e categorias, conforme proposto pelo método de análise de conteúdo. A partir da elucidação das interferências do ideário neoliberal na Base Nacional Comum Curricular, esperamos que esta pesquisa ofereça subsídios para a ampliação de discussões e impulsionamento de ações em defesa da educação básica no atual cenário político nacional.
Copyright (c) 2025 Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos, Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes

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