O neoliberalismo na educação: tendências na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Resumo

Este artigo insere-se no campo das políticas públicas educacionais e objetivou o estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual advém de uma trajetória histórica de vários outros documentos norteadores curriculares brasileiros. O objetivo geral deste estudo consistiu em identificar e analisar possíveis similaridades da BNCC com elementos do ideário neoliberal para a educação. A partir da caracterização do ideário neoliberal e da identificação de suas interferências nas políticas educacionais da educação básica brasileira, foram analisados alguns tópicos da BNCC, os quais remetem às competências e compromissos da Base com a educação básica, a fim de identificar tendências com o ideário neoliberal. Esta investigação de abordagem qualitativa se caracteriza como pesquisa documental e bibliográfica, cujos documentos e textos selecionados foram organizados em eixos temáticos e categorias, conforme proposto pelo método de análise de conteúdo. A partir da elucidação das interferências do ideário neoliberal na Base Nacional Comum Curricular, esperamos que esta pesquisa ofereça subsídios para a ampliação de discussões e impulsionamento de ações em defesa da educação básica no atual cenário político nacional.

Biografia do Autor

Raquel Franco Tassoni, Universidade Federal de São Carlos

Pedagoga. Mestranda pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Trabalha com políticas educacionais na Linha de pesquisa Estado, Política e Formação Humana no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.

Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  Professora da Rede Municipal de Educação de São Carlos-SP. Tem experiência docente em Educação Básica e Superior, em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. Os principais estudos tem ênfase em Política e Sociologia da Educação.

Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Araraquara (2002) e realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Goiás -
UFG (2018). Atualmente, é professora Associada na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação.

Publicado
2025-11-25
Como Citar
TASSONI, R.; MATTOS, H. C.; FERNANDES, M. C. O neoliberalismo na educação: tendências na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. 56, p. 41-61, 25 nov. 2025.