Níveis de estresse, ansiedade e depressão em estudantes secundaristas amapaenses

Resumo

É crescente a preocupação com a saúde mental de adolescentes e jovens brasileiros. Na área de educação, sintomas de estresse, ansiedade e depressão são frequentemente relatados em pesquisas acadêmicas, as quais mostram que a questão da saúde mental de nossos alunos é grave e precisa ser tratada preventivamente. Neste artigo, buscou-se responder ao seguinte problema: “Os níveis de estresse, ansiedade e depressão dos estudantes da educação básica das escolas públicas do Amapá no ano de 2022 se correlacionam?”. Isso levou ao objetivo geral de estimar os níveis de estresse, ansiedade e depressão de alunos da rede pública estadual do Estado do Amapá, no ano de 2022, verificando associações com variáveis sociodemográficas. O aporte teórico teve como base pesquisadores como Acevedo-Supelano et al. (2019), Rufino et al. (2018) e literatura institucional, como a do Ministério da Saúde (2022). Quanto à metodologia, foi utilizada a escala DASS-21, instrumento internacional usado para medir os níveis de estresse, ansiedade e depressão, o qual foi digitalizado para o formato Google Forms e disponibilizado online para estudantes de todo o território do Amapá. Os resultados mostram uma prevalência de 27,8% de estresse de nível severo a extremamente severo, 46,9% de ansiedade de nível severo a extremamente severo e 47,2% de depressão de nível severo a extremamente severo, além de forte correlação positiva entre esses três domínios da escala. Como conclusão, observa-se que os estudantes, especialmente os do Ensino Médio, são os mais afetados por alta carga de estresse, ansiedade e depressão no estado do Amapá.

Biografia do Autor

Marta Cecília da Silva Rocha, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Professora da Secretaria de Estado da Educação do Amapá - SEED/AP. Doutora em Educação pela Universidad Del Sol - Paraguai - PY.

Publicado
2025-11-25
Como Citar
ROCHA, M. C. Níveis de estresse, ansiedade e depressão em estudantes secundaristas amapaenses. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. 56, p. 86-106, 25 nov. 2025.