A influência das emoções no processo de memorização e aprendizado da criança e adolescente: o uso excessivo de telas e suas consequências
Resumo
As emoções produzidas pelo uso excessivo de telas, vivenciadas na contemporaneidade por crianças e adolescentes, podem afetar de certa maneira a memorização e aprendizagem no âmbito escolar. As redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook e TikTok) tem aprimorado significativamente para que os algoritmos façam com que o usuário, permaneça o maior tempo possível conectado. As crianças e adolescentes, em seu processo de formação cognitiva, ocasionados pelas emoções estimuladas nas telas, podem ter modificação substancial no processo de memorização e aprendizagem. Diante disso, este artigo apresenta o seguinte problema de pesquisa: em que medida as emoções são alteradas pelo uso excessivo de telas e redes sociais podem influenciar no processo de memorização e aprendizagem da criança e adolescente? Para obter resposta ao problema de pesquisa, será utilizado o método hipotético dedutivo, partindo-se de premissas estabelecidas, confrontando-a e inferindo suas relações. O objetivo geral desta pesquisa é compreender em que medida o uso excessivo de telas alteram as emoções, causando dificuldades no processo de aprendizagem e memorização de crianças e adolescentes. Destaca-se a importância das emoções nesse contexto, elucidando como elas influenciam significativamente o aprendizado e a retenção de informações. Os resultados desta pesquisa evidenciam que as emoções desempenham um papel essencial no desenvolvimento cognitivo da criança e adolescente, que o uso de telas e excesso afeta diretamente a capacidade de memorização e no seu desempenho escolar.
Copyright (c) 2025 Antônio Leonardo Amorim, Paulo Junior Moraes Amorim

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