A influência das emoções no processo de memorização e aprendizado da criança e adolescente: o uso excessivo de telas e suas consequências

Resumo

As emoções produzidas pelo uso excessivo de telas, vivenciadas na contemporaneidade por crianças e adolescentes, podem afetar de certa maneira a memorização e aprendizagem no âmbito escolar. As redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook e TikTok) tem aprimorado significativamente para que os algoritmos façam com que o usuário, permaneça o maior tempo possível conectado. As crianças e adolescentes, em seu processo de formação cognitiva, ocasionados pelas emoções estimuladas nas telas, podem ter modificação substancial no processo de memorização e aprendizagem. Diante disso, este artigo apresenta o seguinte problema de pesquisa: em que medida as emoções são alteradas pelo uso excessivo de telas e redes sociais podem influenciar no processo de memorização e aprendizagem da criança e adolescente? Para obter resposta ao problema de pesquisa, será utilizado o método hipotético dedutivo, partindo-se de premissas estabelecidas, confrontando-a e inferindo suas relações. O objetivo geral desta pesquisa é compreender em que medida o uso excessivo de telas alteram as emoções, causando dificuldades no processo de aprendizagem e memorização de crianças e adolescentes. Destaca-se a importância das emoções nesse contexto, elucidando como elas influenciam significativamente o aprendizado e a retenção de informações. Os resultados desta pesquisa evidenciam que as emoções desempenham um papel essencial no desenvolvimento cognitivo da criança e adolescente, que o uso de telas e excesso afeta diretamente a capacidade de memorização e no seu desempenho escolar.

Biografia do Autor

Antônio Leonardo Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista CAPES (2022/2023), Mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017-2019), bolsista CAPES (2017-2018), Especialista em Direito Penal e Processo Penal (2017-2018), pós-graduando em Ensino de Filosofia pela UFPel, Professor de Processo Penal no Curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus do Pantanal - CPAN, Cidade de Corumbá/MS e Coordenador do Projeto de Pesquisa Criminologia Crítica do Pantanal. E-mail: antonio.amorim@ufms.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1464-0319. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5692695774578222.

Paulo Junior Moraes Amorim, Universidade Federal do Paraná

Professor (celetista) da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR. Mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná, licenciado em Química pela Universidade Paranaense (UNIPAR), pós-graduando em Ensino de Filosofia pela UFPel.

profpauloamorim@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/4412421541475901

https://orcid.org/0009-0004-5156-0443

Publicado
2025-11-25
Como Citar
AMORIM, A.; AMORIM, P. J. A influência das emoções no processo de memorização e aprendizado da criança e adolescente: o uso excessivo de telas e suas consequências. CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL, v. 20, n. 56, p. 176-187, 25 nov. 2025.